Snacks do Bem

July 20, 2017

Antes de mais, Bom dia!

[Hoje começo a escrever este post ainda um pouco sonarenta e chateada com o meu computador… que está aqui está a dar o berro. Mas que ainda me vai dando para escrever e editar – vamos ver até quando]

Quero partilhar alguns dos meus snacks favoritos convosco, e porque é que os acho não só saudáveis mas também sacientes (importante!)

Oleogenosas

Que grupo e que nome é este? Ora falamos de produtos como as nozes, amêndoas ou cajus. Ando sempre com um daqueles mini-tuperwares cheio e levo na mala porque na verdade nunca se sabe quando é que a fome ataca, e mais vale petiscar em snacks ricos em ácidos gordos, ómega-3, fibra e magnésio do que em batatas fritas que estão mesmo só cheias de oléo.

Costumo comer três ou quatro porções antes de ir treinar (naqueles dias que não há fome) e gosto ainda de torrar uma mistura no forno, com paprika e pimenta preta como já tinha partihado aqui, para um sabor mais intenso.

Sementes

Com as sementes não tenho uma relação muito fácil, mas está incluída na minha alimentação todos os dias! Seja por sementes de girassol e linhaça nos cereais ao pequeno almoço, sementes de sésamo na salada ou sementes de abóbora tostada como snack! Uma óptima fonte de ácidos gordos esssenciais e fibra.

Receita:

  • Remover as sementes de abóbora da abóbora e lavar bem;
  • Espalhar duas colheres de azeite numa tigela e musturar as sementes de abóbora, até que fiquem todas cobertas;
  • Espalhar de maneira uniforme as sementes por um tabuleiro para forno;
  • Pulverizar as sementes com 1/2 colher de chilli em pó, 1/2 colher de gengibre em pó e uma colher de açafrão em pó;
  • Mexer bem até que a mistura fique uniforme;
  • Pré-aquecer o forno a 140* C
  • Colocar no forno e ir mexemdo a cada 5 minutos, não excendo o tempo total de cozedura por mais de 15 minutos
  • Deixar respirar por 10 minutos e voilá!

Edamame

O meu fa-vo-ri-to! E o que é edamame? São grãos de soja… e é isso. Têm uma quantidade louca de proteína e cálcio. Costumo cozer e petiscar com uma pitada de sal e tabasco (muito, muito bom)! E agora que regressei a Lisboa não tem sido fácil encontrar – se alguém souber onde se vende Edamame congelado digam-me ok?

Cereais Integrais

Aqui está uma coisa que como todos os dias – e não necessariamente de manhã. Seja em papas de aveia mornas, ou em aveia seca sobre um iogurte ou smoothie bowl, seja papas de arroz aquecidas… como cereais integrais todos os dias porque são uma óptima fonte de hidratos de carbono complexos, significando que nos deixam com a sensação de saciamento por um período maior. Quem é que também é fã por esse lado?

Outra opção para consumor cereais integrais é através das barras de cereais, o que no entanto tem de ser cuidado visto os elevados níveis de açucar que estas barrinhas normalmente têm. Aconselho então, a tentarem cozinhar umas barrinhas de cereais em casa – com mel, óleo de côco, aveia e frutos secos.

Frutos Secos e Desidratados

Aprendi a gostar de figos secos e damasco seco ainda quando vivia no Dubai, e que desgraça isso foi… Continuo a achar que a fruta seca deve ser primeira opção, e ter em atenção que isto continua a ser um snack e não uma refeição… Por isso cingir o consumo a 3 ou 4 unidades diárias pois têm também elevadas concentrações de açucar – ainda que naturais! Outras sugestões são manga, alperces ou maça. Tenho sempre – S-E-M-P-R-E – comigo na mala, e são uma opção tão natural e barata (são produtos que normalmente não passam os 4€/kg)

Fruta Fresca

As frutas são baixas em calorias e gorduras e são uma fonte de açúcares simples, fibras e vitaminas, que são essenciais para otimizar nossa saúde. Não esqueçam das vossas 5 porções de frutas e vegetais por dia.

 Vegetais e Hummus

Nós podemos (e devemos!) comer mais hummus. Porquê? Porque o teor de proteína e ferro no hummus ajuda a aumentar a nossa energia – o que são óptimas noticias para quem treina. Acontece que esta mistura (básica) de grão de bico, pasta de sésamo, azeite, sumo de limão e sal podem fazer muito por nós, hein? Gosto especialmente de consumir hummus com vegetais cortados aos bocadinhos ou sobre pão, coberto de abacate e tomate!

Dicas e conselhos:

  • Estes são tudo produtos que facilmente se consomem individualemente mas não esquecer as propriedades mágicas da sua ação em conjunto – por isso, podem misturar todos os produtos mencionados para maximizar a sua variedade de nutrientes.
  • Ter em atenção as quantidades ingeridas uma vez que as oleogenosas são produtos ricos em gordura e os frutos secos ricos em açucar.
  • O melhor e mais poderoso snack continua a ser a hidratação – beber água ao longo do dia, num total de 2L / diários.

Tenham uma óptima semana, e se cozinharem uma destas receitas, não hesitem em mandar-me uma foto!

Tudo de bom,

Meg

💜

Digam-me se gostaram deste post e identifiquem-nos no Facebook ou Instagram utilizando o hashtag #yumeveryday

Para mais informações ou pedidos de colaboração, por favor contactar yumeveryday@gmail.com

 

You Might Also Like

wholesale jerseys china